-
Arquitetos: AD+studio
- Área: 300 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Dung Huynh
-
Fabricantes: DecoX, Dulux, Hafele, Toto
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno estava localizado em uma rua inclinada ramificada a partir de um cruzamento inferior. Estava rodeado de vegetação e situado em frente a um pequeno parque. O próprio terreno inclinava-se suavemente na parte traseira, o que causava uma diferença de nível de cerca de 1,5 metro. O edifício foi projetado para uma família de três gerações de quatro pessoas (avô, pais e filho) e foi solicitado que o quarto principal fosse colocado em seu centro, o que, portanto, oferecia uma visão geral do espaço comum e do quarto do avô no térreo.
A "inclinação" é o conceito que tentamos desenvolver neste projeto. Nosso plano era dividir o edifício verticalmente em 2 partes que poderiam ser alcançadas por 2 escadas diferentes. A escada da frente foi utilizada para fins sociais, conduzindo da garagem à sala de estar, enquanto a escada dos fundos foi pensada especialmente para os membros da família, conduzindo-os a muitos outros espaços, após a passagem prévia pelo avô.
O primeiro e último degrau do das escadas superiores foram projetados de forma a coincidir com os planos para economizar mais espaço para a abertura do piso. Como resultado, a escada traseira tornou-se uma estrutura flexível destacando a "inclinação" e atuou como a principal característica que liga todo o edifício.
Quanto à utilização da diferença de nível do terreno inclinado, as lajes foram colocadas em um arranjo escalonado, criando um pátio semi-exterior com teto alto e arejado, que serviria como um playground ou espaço de convívio para encontros ocasionais. A diagonal também foi utilizada na composição de volumes. Em vez de empilhar as caixas diretamente para cima, o volume superior foi deslocado para trás e simultaneamente integrado a um telhado terracota. Este método ajudou o edifício a evitar uma aparência pesada, especialmente ao ver a elevação frontal. Uma vez passando pelo portão principal, o volume superior desapareceria gradualmente, e as pessoas experimentariam uma escala de piso a teto que cria uma sensação de familiaridade.